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Artigo sobre Baterias Automotivas
Tipos de baterias:
- Baterias de chumbo-ácido
também chamadas de "baterias úmidas" é o tipo mais comum de baterias nos automóveis. Demasiado pesada para ser usada em motos.
- Baterias AGM
leves e como tal, apropriadas para motos. Ao invés de placas pesadas de chumbo, utilizam camadas de leves de fibra de vidro.
- Baterias EFB
EFB significa "Bateria Úmida Melhorada". Predominantemente usada em veículos com sistemas start-stop. Um tipo de malha de polyester serve como um meio de armazenamento.
- Baterias GEL:
contem um acido gelatinoso, devido á elevada necessidade de energia dos sistemas com alto desempenho. São muito caras, e difíceis de encontrar.
- Baterias de ions de lítio:
frequentemente usadas em veículos elétricos e híbridos devido à sual alta densidade de energia.
Partes que compõem uma bateria:
Grades
Os eletrodos positivos e negativos são feitos de materiais frágeis. Por isso, eles precisam de um suporte mecânico que é fornecido por uma grade, de uma liga de chumbo. Além de oferecer um suporte para o material ativo, a rede também conduz eletricidade dos eletrodos para a carga externa.
Material Ativo
Os materiais ativos são uma mistura de óxido de chumbo, ácido sulfúrico, água e aditivos (para o caso do material ativo negativo) Isso é convertido em dióxido de chumbo na placa positiva e chumbo poroso na placa negativa quando a bateria é inicialmente carregada.
A combinação de grade e material ativo é normalmente chamada de placa.
Separador
Já o separador é um isolante colocado entre as placas positivas e negativas. Ele serve para evitar que as placas positivas toquem nas negativas causando um curto circuito.
Eletrólito
É o ácido sulfúrico diluído em água. Ele funciona como um condutor que transporta os íons elétricos entre as placas positivas e negativas quando a bateria está sendo carregada ou descarregada.
Caixa e tampa
Estes são feitos de polipropileno. É um plástico leve e forte. Ao contrário de alguns plásticos, ele não se torna frágil quando está frio e, portanto, resiste a choques durante o manuseio. Não é atacado por ácido e também pode suportar os fluidos (gasolina, fluido de freio e diesel) normalmente encontrados em um veículo.
Diferença entre Bateria Comum e Selada:
As baterias seladas representam um aperfeiçoamento das baterias de chumbo comuns.
Em bateria comum, que não é selada, com o passar do tempo, a concentração do ácido sulfúrico vai diminuindo e o sulfato de chumbo formado se acumula nos eletrodos, até que a bateria pare de funcionar - o famoso "zinabre".
Mas, essas reações são reversíveis e, portanto, as baterias comuns são recarregáveis, feito pelo alternador dos carros.
Porém, a o uso contínuo fará com que a água da solução seja decomposta e é por isso que é preciso adicionar de modo periódico, água destilada na bateria.
Para acabar com esse inconveniente, sugiram as baterias seladas, em que há uma pequena adição de cálcio aos eletrodos de chumbo. Isso faz com que se reduza bastante a decomposição da água e, então, não é preciso adicionar água destilada à bateria durante o seu tempo de vida útil.
Dicas para aumentar a vida útil da bateria
- Evite usar equipamentos elétricos com o carro desligado.
Se costuma usar o som com o carro desligado, é altamente recomendado uma bateria extra ou uso de uma fonte automotiva, de acordo com a potência e consumo de seus amplificadores.
- Ao dar a partida, desligue tudo
dar partida no motor exige muito da bateria do veículo, portanto, é melhor ter o mínimo de recursos ligados. Desative itens como ar-condicionado, faróis, rádio, desembaçador do vidro, entre outros.
- Verifique os terminais da bateria
De tempos em tempos, talvez a cada seis meses ou um ano, é bom dar uma olhada nos terminais da bateria. Eles podem estar frouxos, sujos ou corroídos. O zinabre aparece ali por causa de eventuais vazamentos do líquido interno da bateria.
- Cuidado se seu carro fica parado muito tempo
Caso você tenha um carro que não é utilizado com muita frequência, como um carro que não é usado para locomoção diária, dê a partida nele a cada 7 dias, e deixe-o funcionando por uns 5 minutos.
Assim a bateria vai sempre ter uma carga adicional. Além de essa prática ser benéfica também para o conjunto mecânico do seu carro.
Se o seu carro ficar muito tempo parado, sem ao menos ter o seu motor ligado, alguns itens como alarme e central da injeção do motor irão consumir carga da bateria. Nesse caso, desligue o polo Positivo da bateria.
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Até a próxima!